manifestação

Durante julgamento de Lula, militantes assam coxinhas em Santa Maria


Protesto a favor de Lula na praça Saldanha Marinho
Foto: Lucas Amorelli (Diário)

Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram uma vigília na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, no final da tarde de quarta, durante a votação do habeas corpus realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com faixas que traziam frases incitando a inocência do ex-presidente, bandeiras do PT e camisetas que mostravam a silhueta do rosto de Lula, os participantes acompanharam o julgamento.

AO VIVO: STF retoma julgamento de habeas corpus de Lula

A iniciativa, chamada de Coxinhaço Cultural, teve ainda coxinhas que foram assadas e distribuídas a quem participou da vigília organizada pelo PT local e pela Frente Brasil Popular Centro RS, integrado por movimentos sindicais e sociais.

- Mobilizamos as pessoas para acompanhar o julgamento reunidas aqui. Estamos vendo pela internet, pelos grupos do movimento. Mesmo assim, tem muita gente que está acompanhando em casa ou nos seus locais de trabalho. Muitos também foram a Porto Alegre, onde o PT está realizando um grande ato. O nome Coxinhaço é simbólico aos opositores, que, assim como eles têm suas denominações, nós temos as nossas - disse a presidente do PT em Santa Maria, Helen Cabral.

Como foi a passagem da caravana de Lula por Santa Maria

Segundo ela, durante a vigília, foram realizadas manifestações culturais e shows. Durante a ação, os participantes também fizeram abordagem a quem passava pelo local.

NA TERÇA-FEIRA
Na terça-feira, pessoas favoráveis à prisão de Lula fizeram manifesto também na Saldanha Marinho. O ato público chamado Manifestação Contra Impunidade e Privilégios foi convocado por entidades empresariais e reuniu pessoas com bandeiras do Brasil, faixas e cartazes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por 6 votos a 5, ministros do STF negam habeas corpus preventivo a Lula Anterior

Por 6 votos a 5, ministros do STF negam habeas corpus preventivo a Lula

Próximo

Termina sexta-feira prazo para janela de troca partidária

Política